Vantagens de se utilizar o Google Sheets

O Google Sheets é o editor de planilhas online do Google, sendo que ele é disponibilizado em duas versões: a versão gratuita, que pode ser usada através de uma conta no Google ou a versão empresarial cujo custo varia por usuário por mês (e inclui todas as ferramentas para empresas do Google Apps, como email, armazenamento, videoconferência, etc).

Vantagens do Google Sheets:
-  Trabalho em equipe simultaneamente: Eu acredito que esta funcionalidade é a melhor do Google Docs em geral, valendo também para o editor de documentos, apresentações e desenhos (Google Docs). Todos podem editar a planilha ao mesmo tempo e você é capaz de visualizar as edições que estão sendo feitas pelas outras pessoas em tempo real!
Isso não é coisa que se vê muito por aí, e realmente quando se está em um ambiente corporativo é sensacional, e eu diria essencial em muitos casos. Eu não viveria mais sem!!

- Histórico de revisão: No passado, quando revisávamos um documento, era necessário salvar com outro nome, e depois outro e depois você já tinha nomes do tipo documento-versaofinal99-final-finalmesmo-ehserioagora-final_final e por aí vai! Mas dentro do Google Docs, você consegue ver as alterações que cada pessoa fez no documento e restaurar versões anteriores se necessário. Uma única versão do documento que você consegue visualizar cada alteração em particular, é realmente fantástico, outra funcionalidade que eu não vivo mais sem!

- Chat, edição e comentários online: Adicionado ao fato de que várias pessoas acessam ao mesmo tempo, você ainda pode adicionar comentários no documento, e ele já cria o botão resolver, e assim que aquele conteúdo for editado / corrigido, um email é enviado para quem original o comentário para que ele possa saber que está OK, além disso as pessoas acessando o mesmo documento podem trocar mensagens via chat dentro do documento, o que facilita muito a comunicação.

- Planilha online não precisa salvar: A planilha é online e não precisa salvar! Assim como email, conforme você vai editando a planilha ela é salva automaticamente, sem preocupações se algo acontecer ao seu computador você não perde nada, nunca.

- Acesso movél, através de seu smartphone: Imagine a situação, você está prestes a visitar um cliente e gostaria de alterar algum item da planilha ou lembrou de algo na última hora... Sem problemas, basta abrir o celular acessar a planilha, editar conforme a necessidade e ela já está disponível online (que por acaso você vai poder ver mais tarde no seu computador já pronta, arrumada, do jeito que você queria!

- Integração com o Google Script: Além de tudo, ele ainda se integra com o Google Script: tem alguma fórmula que a planilha do Google não tem? Você pode construir uma, ou então você precisa de algum disparo automático de email a partir da planilha, também é possível. Com esta integração de scripts, o céu é o limite para nossa imaginação!

- Coisas que sempre usamos: Ahh muito legal, você me diz apenas as coisas que eu nunca uso, e gráficos? E fórmulas normais? É fácil de editar?
E as respostas são sim, sim e sim, os gráficos são extremamente simples de serem inseridos, existem muitas fórmulas já construídas (somar, subtrair, multiplicar, média, condicionais, etc) e é fácil de encontrar tudo, o que facilita e agiliza a montagem de documentos complexos!

- Acesso offline: Sim, é possível acessar off-line as suas planilhas, pasta instalar o aplicativo de acesso off-line e nem precisa estar conectado na internet para realizar alterações e assim que o acesso é restabelecido, ele automaticamente envia as alterações feitas.

- Atualizações, nunca mais: ... parou de responder... recuperar arquivo?: Estes erros comumente encontrados nos aplicativos padrão de edição de textos e planilhas, não são mais encontrados aqui! Tudo funciona através do Google Chrome e nada mais precisa ser instalado. As atualizações são automáticas e estão disponíveis quando se acessa a planilha. Nunca mais tive que me preocupar com aplicativos travando e eu perdendo todo o meu trabalho, tendo que refazer tudo novamente!

Desvantagens:
Eu me esforcei mas até agora não vi desvantagem, tudo que eu me propus a fazer com esta planilha eu consegui fazer! Cálculos avançados, uso de fórmulas, gráficos, fórmulas avançadas (e algumas até construi com script), links entre planilhas distintas, etc, etc, etc...

Nós somos especialistas em serviços do Google e se você tiver alguma questão em mente nós ficaremos felizes em poder ajudá-lo!
Nosso contato: consultoria@saidademergencia.com

Comments