Backup no Google Drive

Muitos clientes nos perguntam, mas como é a política de backup do Google? Qual a retenção dos arquivos, posso ter versões anteriores, de 7 dias atrás, por exemplo?
A resposta a estas questões é simples, pois para os arquivos salvos no Google Drive o backup é realizado automaticamente e disponibilizados em 4 datacenters em regiões diferentes do Globo terrestre, por isso mesmo em caso de catástrofes de grandes proporções em uma determinada região do mundo, ainda sim seu arquivo estará disponível!

Não só isso, mas o Google Drive ainda salva as diferentes versões de um arquivo da seguinte maneira:

- Arquivos que são do Google (Google Docs, Sheets, etc): todas as versões dos arquivos são salvas automaticamente, ou seja, é possível verificar a edição de cada pessoa em particular e voltar qualquer uma das versões anteriores, sem limite de tempo ou espaço, conforme figura abaixo.

Isso realmente é algo fantástico, pois além de tudo, editores do Google salvam as alterações de arquivos automaticamente, e por isso acabam os problemas de saber quem editou o que ou quem alterou ou perguntas do tipo, será que consigo recuperar o arquivo original pois salvei por cima sem querer!

- Arquivos que não são do Google: as versões mais recentes dos arquivos são salvas (30 dias), a não ser que seja configurado para arquivos em particular, para que seja mantida sua versão indefinidamente. Veja exemplo abaixo.
Temos que lembrar também que quando há exclusão do arquivo, ele vai para a lixeira (e lá é mantido indefinidamente), e quando há exclusão dos arquivos da lixeira (definitivo) ele ainda sim poderá ser recuperado, respeitando o prazo máximo de 30 dias.

Na solução Google os backups são automáticos e não consomem espaço, além disso permitem que o próprio usuário possa recuperar de uma maneira rápida e simples, sem necessidade de acionamentos de equipe técnica.

Um ponto importante a ressaltar é que arquivos salvos na estrutura do Google são inspecionados automaticamente com relação a vírus, assim soluções de anti-vírus para estes arquivos é desnecessária.

Ou seja, com a solução do Google Apps, além do email com altíssima disponibilidade, você tem acesso ao Google Drive e os editores do Google, com backup de altíssimo nível incluso!

Venha para o Google Apps, consulte sua Saída de Emergência!

Comments