VPN Site-to-Site ou LAN-to-LAN


 VPN - Saída de Emergência

VPN (Virtual Private Network) ou Rede Privada Virtual, se refere a um conjunto de técnicas e protocolos que utilizam a internet como infraestrutura para tráfego de dados de forma segura. Existem diversas técnicas de VPN para interconexão de usuários às suas aplicações, porém hoje quero compartilhar com vocês a técnica de VPN Site-to-Site, que permite a conexão de duas redes em localidades remotas, de modo que o acesso a aplicação, seja transparente ao usuário, ou seja, ele passa a acessar a aplicação mesmo que ela esteja do outro lado do mundo, como se ela estivesse em um servidor conectado diretamente em sua rede local.
Como mais e mais clientes estão aderindo ao uso de computação em nuvem e como um dos principais métodos de interconexão de suas redes ao ambiente de cloud em geral é realizado via VPN, buscamos uma alternativa de baixo custo, segura e confiável baseada no conjunto da solução Google Cloud Platform, Raspberry PI e StrongSwan.
Este conjunto permite que qualquer empresa de qualquer porte físico ou financeiro, passe a contar com computação em nuvem de forma fácil, segura e com baixo custo operacional.
VPN -  Saída de Emergência

No momento da escrita deste post o custo do kit Raspberry PI para a realização de VPN é inferior a US$30,00, o custo na infraestrutura do Google Cloud Platform é muito inferior a aquisição de um hardware dedicado para as funções de aplicação dos clientes, além de contar com componentes de alta disponibilidade, redundância, alta capacidade de acesso, alta performance, backup e serviços, já todos inclusos na solução.

Veja nosso post configurando VPN IPSec que apresenta um exemplo de configuração do StrongSwan.

Para as empresas que já possuem concentradores VPN, o mesmo pode ser aplicado, pois já realizamos diversas instalações na estrutura do Google Cloud Platform em conjunto com concentradores da Cisco Systems (ASA), Fortinet (Fortigate), Dell (SonicWall), CheckPoint, entre outros.

Quer saber como colocar sua empresa na nuvem de forma segura e com uso de VPN de alta confiabilidade e baixo custo? Utilize a Saída de Emergência!

Comments