05 mitos sobre segurança na nuvem

Mito 1 - O Google irá vender a minha informação
Fato: Com o Google Apps suas informações sempre irão pertencer a você.
A não ser que você compartilhe as suas informações através dos recursos de compartilhamento disponíveis, as suas informações só poderão ser acessadas por você. De fato o Google não tem o direito de vender, trocar ou alugar estas informações de maneira nenhuma! Sua informação é sua informação e é desta maneira que ela irá permanecer.
Obs: Algumas informações adicionais poderão ser coletadas pelo Google, mas sempre de maneira transparente e sempre com a sua autorização, como por exemplo, informações de localização ou de cookies. Tudo está descrito e protegido sob a Política de Privacidade que pode ser acessada: http://www.google.com/intl/en/policies/privacy/

Mito 2 - Se está na internet, então é mais vulnerável aos hackers
Fato: Seus dados são tão seguros na nuvem, quanto seriam ser estivessem dentro do seu escritório.
O Google protege a troca de informações de seus dados na internet com utilização de criptografia SSL. A área de segurança do Google sempre está a frente em pesquisas monitorando os dados de seus clientes. Tanto é que o Google tem a certificação a ISAE 3402 Type II e foi a primeira empresa de Cloud Computing que conquistou a certificação US FISMA (Federal Information Security Management Act). Você poderá ainda optar por uma autenticação adicional à senha padrão, tornando o acesso aos dados ainda mais difícil.

Mito 3 - Eu não poderei ter acesso aos meus dados se eu, algum dia, mudar de idéia.
Fato: Você pode exportar os seus dados quando você quiser.
O Google irá manter os seus dados enquanto você mantiver a sua conta. Mas se algum dia você mudar de idéia, o Google disponibiliza ferramentas para que você possa realizar a migração de emails, diários, calendários, contatos, documentos e sites. Você pode, por exemplo, exportar os dados em formato compatível com o da Microsoft.

Mito 4 - O Google pode ler os meus documentos e emails.
Fato: O Google não pode ler os meus documentos e emails.
Funcionários do Google não tem acesso à nenhuma informação presente em sua conta, a não ser em casos especiais, autorizados por você, inscritos sob a política de privacidade. (ver em: http://www.google.com/intl/en/policies/privacy/)

Mito 5 - A maioria dos negócios existentes são seguros o suficiente.
Fato: Não muito
As pesquisas do Google revelam que a maioria dos empresários e gerentes de pequenas e médias empresas perigosamente super estimam o nível de segurança dentro de suas empresas. Eles, na maioria das vezes, não possuem back-ups recentes e não protegem seus dados quando estão off-line (com o Google Apps, são realizados back-ups constantes dos dados no Datacenter protegendo-os contra roubo, perda, fogo, enchentes, etc). Eles não possuem planos de Disaster Recovery, quando as coisas dão errado (o Google oferece disponibilidade de 99,9% o que geralmente não acontece com hardware e softwares que estão locais dentro da empresa) e não realizam criptografia dos dados (já o Google possui acesso realmente seguro a todas as informações).

Quer conhecer um pouco mais sobre nossas soluções para o seu ambiente?


Utilize sempre a sua Saída de Emergência!

Comments