Dicas de TI para pequenas empresas: Redes Wireless (Sem fio ou Wi-Fi)

Ter uma rede sem fio hoje em dia é mandatório para qualquer empresa. Nada mais de cabos passando para lá e para cá, o cenário fica muito mais limpo, o acesso fica muito mais fácil e é muito mais barato.
Hoje em dia ter um roteador Wireless é muito barato, é possível encontrar modelos de até R$ 60 em sites da internet.
Mas quais os cuidados eu devo ter? O que eu poderia fazer para aumentar a segurança das minhas informações? Devemos lembrar que agora as suas informações estão no ar para qualquer pessoa poder ver e por isso há alguns cuidados que devemos ter:



1 - Ative a criptografia
Para que ninguém desconhecido e pior ainda mal intencionado, possa acessar as suas informações é preciso que você habilite a segurança do seu roteador wireless, habilitando a senha e criptografia. Só assim você garante que ninguém tente acessar a sua rede se você não fornecer a senha.

2 - Mude o SSID padrão
O SSID é o nome da sua rede, vamos supor que você vai em um cyber café chamado CYBER, quando você pede a senha de Wi-Fi ele te fornece duas informações: a senha, e a rede para você acessar, vamos supor, que ela se chame WI-FI-CYBER, você conecta nesta rede e depois insere a senha.
Normalmente os roteadores vem com o SSID padrão que é o nome do equipamento, se for um DLINK o SSID é DLINK, se for NETGEAR o SSID é NETGEAR e assim por diante.
Você pode ver que isso é muito comum, acabei de verificar no meu computador as redes disponíveis e encontramos um exemplo de equipamento NETGEAR nas redondezas.
É sempre bom dar um nome personalizado à sua rede, assim, se algum vizinho seu esquecer de mudar o nome padrão, vocês não vão ter conflitos de nomes e ter problemas de acesso.



3 - Troque a senha do administrador
Todos os equipamentos vem com uma senha padrão de administrador, que é a senha que você usa para configurar tudo dentro do roteador, normalmente o nome de usuário é admin e a senha admin ou em alguns casos, não há senhas. Se alguém mal intencionado quiser acessar o seu roteador e mudar todas as configurações ele consegue, inclusive esta pessoa poderia entrar no seu roteador, mudar a sua senha e você não conseguirá mais acessá-lo.
É muito simples modificá-la, mas lembre-se de anotar, pois como ela é raramente utilizada, é muito fácil de esquecer.

4 - Desabilite o SSID Broadcast
Como já comentamos o SSID é nome da sua rede. Há uma configuração disponível em todos os roteadores, que para ativar basta apenas um clique em "Desabilitar SSID Broadcast". Mas o que isso significa?
Significa que o nome da sua rede não será divulgado, ou seja, ficará escondido. Quando alguém quiser acessar o seu WiFi, ele vai ter que digitar o nome da sua rede manualmente, conforme figura abaixo.
Isso impede que qualquer pessoa veja que sua rede exista tornando ataques muito mais difíceis de serem realizados.

5 - Posicione corretamente o seu roteador
Temos que lembrar que para ter um sinal muito bom do roteador é possível que ele esteja localizado em um lugar estratégico. O sinal transmitido pela antena normalmente é omnidirecional, ou seja, igual em todas as direções. Assim, para ter um alcance bom para todos os usuários de uma determinada sala, é ideal que ele esteja posicionado no centro da sala, ou ainda em uma parede.
Você pode testar, colocando o roteador em uma determinada posição e verificando no seu notebook se a qualidade está boa, ou seja, se todas as barrinhas estão verdes. Até 2 barrinhas verdes a qualidade é aceitável, menos do que isso, você poderá ter problemas com lentidão e até perda de sinal.
Se houver lugares onde a cobertura não alcança é possível adquirir um segundo roteador (que tenha a função de bridge ou WDS e que seja da mesma marca do roteador que você já possui) para que o sinal possa ser aumentado, cobrindo assim outras salas ou andares.

Veja sempre o manual de instalação antes para saber mais sobre as configurações disponíveis.
As ferramentas disponíveis nos roteadores não se resumem as listadas aqui, é possível por exemplo cadastrar cada computador que poderá ter acesso à rede, aumentando ainda mais a segurança (o cadastramento é feito pelo endereço MAC de cada dispositivo de rede). Ou ainda limitar a velocidade por usuário (se tiver usuários que ficam usando muito o link internet baixando grandes downloads, como filmes, músicas, etc.).
Podemos ajudar você configurando estas e outras funcionalidades para tornar a sua rede mais segura.
Conte sempre com a sua Saída de Emergência.

Comments