Substituir ou realizar upgrade de seu servidor e estações de trabalho?

Está na hora de implantar seu datacenter ou então é o momento de realizar a substituição de seu servidor e possivelmente todo o parque de estações de trabalho?


Em pequenos escritórios em geral servidores ou ficam em um armário escuro e empoeirado, está sob a mesa de alguém ou em algum “canto” do escritório.


Embora realizar a atualização de todo seu parque de hardware e software, pareça ser o mais adequado, possuímos uma excelente alternativa que trará grande economia financeira, além de minimizar a quase zero o impacto que uma atualização trás a todo o ambiente operacional de sua empresa.


Hoje queremos apresentar a você uma alternativa, onde soluções através da nuvem (cloud computing) são as melhores para as pequenas e médias empresas.


Vamos pensar em um cenário, onde sua empresa cresce e você terá que aumentar o hardware do seu servidor, por outro lado se sua empresa trabalha com projetos e a empresa diminui sazonalmente e neste caso seu negócio está preso a um hardware que hora não atende as espectativas do seu negócio, pois hora possui um custo muito elevado para seu pouco uso.


Soluções em nuvem vêm atender diretamente este cenário, pois o seu custo está diretamente ligado com seu uso, ou seja, se você precisa crescer ou diminuir a equipe de trabalho em função do seu projeto, o custo relacionado com TI é diretamente proporcional ao tamanho de sua equipe.


Neste momento abordamos apenas o ganho de sua empresa relacionada ao custo ligado ao uso, mas hoje seu ambiente de TI é adequado? Podemos então realizar as seguintes questões:

  • Seus dados estão alocados em um local seguro?
  • Seu servidor está fisicamente isolado de forma a prevenir acesso não autorizado?
  • Há controle de temperatura?
  • Seu ambiente possui redundância de energia elétrica?
  • Seus dados estão disponíveis para você 24 horas por dia?
  • Você pode acessar sua informação através de qualquer dispositivo e em qualquer lugar?


Se respondeu não a apenas uma das questões, podemos dizer que seu ambiente possui falha do ponto de vista de segurança de informação, seja esta física ou lógica.


Durante a última década fabricantes de tecnologia como Citrix, Google, Microsoft e VMWare, vêm investindo muitos recursos técnicos no desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias de virtualização, que têm como principal abordagem o uso da nuvem para todo o tipo de empresa, seja pequena, média ou grande.


As grandes vantagens estão diretamente ligadas ao baixo custo, grande segurança e na maioria dos casos nenhum investimento inicial, pois não há necessidade na compra de hardware ou software para servidores e mesmo quando pensamos individualmente nos usuários, em geral o único investimento está relacionado ao hardware, pois toda a carga de software já está inclusa nos custos do serviço que é pago apenas pela quantidade de usuários daquele mês, ou seja, se no mês seguinte você diminui sua força de trabalho, diminui diretamente os custos de TI relacionados à estes.


Se quiser saber um pouco mais à respeito de Cloud Computing ou Datacenter, fique a vontade em nos consultar através do email: comercial@saidademergencia.com ou através do nosso site: www.saidademergencia.com


E não se esquece utilize sempre a sua Saída de Emergência

Comments