Nos últimos meses participamos de vários projetos de implantação e operação de algumas soluções de computação em nuvem disponíveis no mercado, neste trabalho intenso uma das soluções que nos chamou a atenção devido facilidade de implantação e operação, e sobretudo pelo baixo custo operacional é o Compute Engine que é um dos componentes do Google Cloud Platform, assim quero compartilhar com vocês alguns dos pontos fortes desta solução.
- Máquinas Virtuais de Alto Desempenho
- Com apenas alguns clicks, você define a quantidade de processadores necessários para sua aplicação, memória e capacidade de disco, ou seja, você tem a liberdade em escolher entre uma micro-VM ou uma instância virtual de grande porte.
- Pode escolher também o sistema operacional, dentre estes Debian, RedHat, Windows Server, CentOS, dentre outros.
- Além do mais você ainda pode criar clusters computacionais que se beneficiam de largura de banda robustas e consistentes entre as suas máquinas virtuais.
- Pague apenas pelo que usa
- No ambiente Compute Engine o faturamento é realizado em incrementos de minutos (com uma cobrança mínima de 10 minutos).
- Você não paga pelo tempo de computação não utilizado!
- Provisionamento Rápido e Fácil
- Implante rapidamente grandes clusters de máquinas virtuais com ferramentas intuitivas.
- Para aqueles que preferem seu acesso via console é incluso também a API RESTful, que realiza a interface de linha de comando e console baseado na Web.
- Balanceamento de Tráfego
- Para as aplicações e ambientes que exigem, mais performance, throughput e disponibilidade, o ambiente permite o balanceamento de seus servidores e aplicações entre os diversos datacenter localizados no mundo.
- Segurança e Conformidade
- Todos os dados gravados nos discos do ambiente Compute Engine são criptografados.
- Esta plataforma atingiu as certificações ISO 27001, SSAE-16, SOC 1, SOC 2 e 3 SOC.
No próximo artigo iremos apresentar detalhes técnicos sobre implantação de um ambiente, com uso de VPN-IPSec através de Fortigate nos sites e StrongSwan na estrutura do Compute Engine.
Quer saber um pouco mais sobre computação em nuvem?
Procure sempre pelos especialistas da Saída de Emergência!
Comments
Post a Comment