Como criar um site usando o Google Sites

O Google Sites é uma ferramenta ótima e gratuita para hospedar e criar sites, veja as vantagens de se utilizar esta ferramenta:
  • é fácil de criar, você não precisa saber uma única linha de código
  • é rápido de compartilhar, basta um clique e todos já poderão acessar o seu site
  • é simples de organizar
Mas agora vamos ao que interessa, siga os passos abaixo e no final deste tutorial o seu site já estará pronto!

Do que você precisa? 
  • Você vai precisar ter uma conta do GMail ou Google Apps (Gmail Empresarial, se quiser um site para empresa entre em contato conosco para fornecer sites para empresas!).
  • 10 minutos

Passo 1

Acesse o site: sites.google.com
Clique em CRIAR, no menu a esquerda 



Passo 2 
Escolha um template, você pode navegar pela galeria ou ainda criar um projeto em branco e fazer do seu jeito!
Passo 3
Atribua um nome para o seu site, e não se preocupe com o restante!
Neste item você também pode escolher um tema para seu site, que irá influenciar nas letras e tamanhos e cores do seu site.

Sobre o local do site, este será o caminho no qual as pessoas irão acessar o seu site, não se preocupe pois não vai influenciar no nome do seu site (se você estiver usando uma conta do Gmail, este nome deverá ser único na internet).
Você poderá personalizar também o nome do seu site, www.nomedaminhaempresa.com.br, mas para isso você precisará ter uma conta do Google Apps para Empresas, entre em contato conosco se for este o caso.

Passo 4
Depois que você clicou em Criar, o seu site já estará pronto! Quer dizer, agora você poderá customizar da maneira que você quiser!
Vamos dar algumas dicas de customização:

Editar a página atual:
Basta clicar no ícone da caneta disponível no menu acima e a direita.
A partir deste momento irá abrir os campos para edição! E é só colocar o seu conteúdo!
Mas não apenas isso, pois também o menu irá aparecer e nele você poderá inserir imagens, links, tabelas, aplicativos do Google, documentos! Uma infinidade de itens!
Além disso é possível mudar o layout, do jeito que você achar melhor.

Depois é só clicar em Salvar!

Adicionar nova página:
Para adicionar nova página é muito simples, basta clicar no botão de adicionar página, que fica ao lado do botão editar:

Você coloca o nome da nova página, clica em CRIAR, e pronto! uma nova página foi criada!
Dependendo do template que você escolheu (se foi o default, como eu) ele automaticamente permite que sejam feitos comentários neste página.
Para tirar esta opção basta clicar em na roda dentada e em configurações da página e desclicar a opção "Permitir Comentários". Há outras opções também que é possível desabilitar como permitir anexos:

Barra de navegação:
Outro item importante em um site é a barra de navegação. No template padrão, ele já considera uma barra de navegação lateral esquerda, mas você pode mudar esta opção.
A única coisa que não é possível mudar é que ele automaticamente pega o nome da sua página como item de navegação, se quiser mudar o nome do link, é necessário mudar o nome da página.
Clica na roda dentada e depois em "Editar layout do site".
Se você quiser acrescentar uma navegação horizontal, ao invés da barra lateral, basta clicar em navegação horizontal.
A navegação horizontal não é automática como a Barra Lateral, por isso cada página que você adiciona ao site você deve adicioná-la na navegação horizontal. A grande vantagem é que você pode ordenar da forma que desejar!
Basta clicar em navegação horizontal para habilitar e o menu com a sua página principal (home page) irá aparecer: (o nome da minha página é "O nome da minha página vai aqui").
Passando o mouse por este menu, irá aparecer a opção de Edição, basta clicar nela.
Após este passo outro menu irá aparecer e nele você precisa apenas clicar em adicionar página.
E depois selecionar a página que você gostaria de acrescentar, no meu caso "Nova página"
Clicando em OK, o menu já vai aparecer com o nome de sua página!

Sim, simples assim! E as setinhas do lado você pode clicar para a direita e fazer um submenu, se for necessário, ou então trocar para Guias, por exemplo.
O seu site já deverá estar funcionando, basta você compartilhar publicamente se quiser que as pessoas vejam o seu site! E se tiver uma conta do Google Apps, também é possível realizar o mapeamento do site, para o seu endereço www.suaempresa.com.br, por exemplo!

Se quiser mais dicas ou orientações sobre o Google Sites, fale conosco, teremos prazer em atendê-los!

Procure sempre a sua Saída de Emergência!

Comments